Postagens

Mostrando postagens de setembro 24, 2011

PERMAFROST

UMA BOMBA DE CARBONO, já ouviu falar de PERMAFROST? Se não, está na hora de conhecer. Permafrost é um solo formado por terra, rochas e gelo, que se mantêm congelado há milhares de anos em todo o território do Ártico, absorvendo e armazenado carbono como matéria orgânica. Não se sabe ao certoquanto de carbono está congelado no permafrost, no entanto, uma pesquisa realizada por um dos principais pesquisadores do assunto, o professor de ecologia da Universidade da Flórida, Ted Schuur, publicado na revista Bioscence, afirma que ali está contido mais que o dobro de todo o carbono existente em nossa atmosfera hoje. As áreas dos permafrosts estão na Rússia, América do Norte, Groelândia e principalmente na Sibéria, garantindo que cerca de 1.672 bilhões de toneladas métricas de carbono contidos no gelo não atinja a atmosfera, que tem hoje cerca de 780 tonelads de carbono. No entanto, o preocupante é que a pesquisa revela o descongelamento no Permafrost por conta do aquecimento global. "É c

Comece a reciclar

Novos números sobre reciclagem no Brasil mostram que o país reaproveita apenas 11% de tudo o que joga na lata do LIXO - cinco vezes menos do que nos paises desenvolvidos. De acordo com dados reunidos pelo CEMPRE, uma entidade especializada no assunto, o Brasil está melhor nesse indicador, mas mesmo assim são apenas 327 os municípios no país que dispõem de algum sistema público de coleta seletiva, 6% do total. O trabalho revela também que os indices brasileiros de reciclagem variam muito de acordo com o material em questão. Enquanto o país é o campeão mundial no reaproveitamento de garrafas PET e latas de alumínio, plásticos e latas de aço tem como destino preferencial os "lixões" a céu aberto.

Conheça os estragos do óleo de cozinha

O óleo de cozinha é um dos alimentos mais nocivos ao meio ambiente. Jogado no ralo da pia, ele termina contaminando rios e mares. Eis o número: 1 LITRO de óleo de cozinha polui 1 MILHÃO DE LITROS de água.

Saiba como fazer a reciclagem correta do LIXO

Para reciclar o LIXO é necessário seguir regras, como a separação correta do material orgânico e do reciclável é lavar bem as embalagens que serão reaproveitadas. O cuidado é importante para evitar doenças e também para que o plástico, papel e vidro, por exemplo, sejam devidamente reciclados.