Caraúbas tem: Aterro Sanitário, Aterro Controlado ou Lixão mesmo?

lixãoAterro Sanitário(??) de Caraúbas

Há poucos dias vi uma matéria num blog local de que a gestão municipal estava fazendo uma transferência do lixo do nosso município para o “aterro sanitário”. Confesso que fiquei feliz com a notícia, embora um tanto curiosa. Aterro sanitário, como? Uma vez que fiz um curso sobre gestão ambiental e vi a complexidade de um aterro sanitário. E Caraúbas tão repentinamente já teria o seu?!

É preciso que os gestores levem a sério o que é aterro sanitário e a necessidade deste para a saúde do município. É claro que sabemos o quanto é oneroso à construção do mesmo. Porém, não podemos esquecer que mais caro para o município são os problemas causados pelos lixões. É aquele velho ditado: “Gaste agora para economizar depois”.

Aterro Sanitário X Lixão. Não sou expert no assunto, mas o básico que sei dá suficiente para diferenciar um do outro. E a população também precisa ter essa noção para poder melhor cobrar dos responsáveis os cuidados com nosso meio ambiente e principalmente, com nossa saúde.

Vejamos a diferença de Lixão, Aterro Controlado e Aterro Sanitário. 

lixaoxaterro12

Um lixão é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. Não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos – o chorume (líquido preto que escorre do lixo). Este penetra pela terra levando substancias contaminantes para o solo e para o lençol freático. Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixão a céu aberto, e pior ainda, crianças, adolescentes e adultos catam comida e materiais recicláveis para vender. No lixão o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as conseqüências ambientais e sociais negativas.

 

lixaoxaterro2

Já o aterro controlado é uma fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. Normalmente é uma célula adjacente ao lixão que foi remediado, ou seja, que recebeu cobertura de argila, e grama (idealmente selado com manta impermeável para proteger a pilha da água de chuva) e captação de chorume e gás. Esta célula adjacente é preparada para receber resíduos com uma impermeabilização com manta e tem uma operação que procura dar conta dos impactos negativos tais como a cobertura diária da pilha de lixo com terra ou outro material disponível como forração ou saibro. Tem também recirculação do chorume que é coletado e levado para cima da pilha de lixo, diminuindo a sua absorção pela terra ou eventuamente outro tipo de tratamento para o chorume como uma estação de tratamento para este efluente.

 

lixaoxaterro3Mas a disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos é o aterro sanitário que antes de iniciar a disposição do lixo teve o terreno preparado previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, esta extremamente resistente. Desta forma, com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume. Este é coletado através de drenos de PEAD, encaminhados para o poço de acumulação de onde, nos seis primeiros meses de operação é recirculado sobre a massa de lixo aterrada. Depois desses seis meses, quando a vazão e os parâmetros já são adequados para tratamento, o chorume acumulado será encaminhado para a estação de tratamento de efluentes. A operação do aterro sanitário, assim como a do aterro controlado prevê a cobertura diária do lixo, não ocorrendo a proliferação de vetores, mau cheiro e poluição visual.

 

FONTE:MUNDO RECICLÁVEL 

 

ENTÃO?  Depois de ficar sabendo a diferença entre estes três modos de tratamento do lixo, e analisando as fotos do lixão de nossa cidade, podemos dizer que em nosso município realmente existe Aterro Sanitário??

Vejamos mais fotos do destino do lixo de Caraúbas.

DSC04254  Pilhas de lixo ateadas fogo

DSC04255Líquido preto/chorume contaminando o solo

 

DSC04261 pessoas catando lixo sem nenhuma proteção e restrição

 

DSC04262  Montanhas de lixo a céu aberto

 

Fonte e imagens: Sociedade Ativa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Postagens do blog com mais visualizações

CATA-ENCONTRO - EM BREVE

Ações da ACRESEA... Além do LIXO.