POR QUE RECICLAR?



  Reciclar, quase todo mundo sabe o que é, mas a nem todo mundo sabe a importância da reciclagem, com isso mostrarei do por que devemos reciclar.
    
      O que é Reciclagem?

 É o reaproveitamento de materiais. Mas o termo reciclar é usado, tecnicamente, apenas para coisas que podem voltar ao seu estado original. Processo, portanto, possível a poucos materiais, como a lata de alumínio.
     Por que devemos Reciclar?

Por que além de economizar recursos naturais (tudo que fabricamos foi produzido com materiais retirados da terra), o reaproveitamento dos materiais diminui a quantidade de lixo produzido, o que é bom para o planeta e bom para todos os seres vivos.

A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg. 
Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores. Só o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia.


O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas, etc.  
  
 5 (cinco) motivos para reciclar:
  • A reciclagem poupa espaço nos aterros. Os brasileiros estão produzindo mais lixo a cada ano que passa. Nas grandes cidades, os resíduos percorrem distâncias cada vez maiores para serem acondicionados em aterros de vida útil restrita.
  • A reciclagem pode reduzir custos com a destinação final de resíduos. Livrar-se do lixo tem um preço. Caminhões de lixo pagam, e caro, para despejar seus resíduos em um aterro sanitário. Portanto, a reciclagem reduz os custos de aterro, pois permite que menos resíduos sejam encaminhados para a destinação final.
  • A reciclagem pode poupar energia. Quase sempre produzir um produto com materiais reciclados demanda menos energia do que se ele fosse produzido a partir de matérias-primas novas, o que automaticamente se traduz em menos gases de efeito estufa ao longo do seu ciclo de vida.
  • A reciclagem poupa recursos naturais, como terra, plantas, minerais e água. Usando materiais mais de uma vez, preservamos o meio ambiente.
  • A reciclagem pode reduzir a poluição do ar e da água.
  • A reciclagem gera empregos. Segundo o Bureau of International Reciclying (Federação Internacional das Indústrias de Reciclagem), aproximadamente 1,6 milhões de pessoas ao redor do mundo participam da indústria de reciclagem. Juntas, elas manipulam mais de 600 milhões de toneladas de recicláveis todo dia, com um faturamento anual de mais de $ 200 bilhões, similar ao PIB de países como Portugal, Colômbia e Malásia.
      Cenário da reciclagem no Brasil

·            Hoje em dia, reciclar é mais do que necessário. A maioria dos países tem essa preocupação, apoia programas ambientais e, consequentemente, de reciclagem. No Brasil, de acordo com a associação sem fins lucrativos CEMPRE (O Compromisso Empresarial para Reciclagem), o faturamento das cooperativas de catadores cresceu 311%, com ganhos de produtividade que superam 50% (em tonelagem/dia) no período de 2010 a 2014.
·           
        Um dos próximos passos para manter esse progresso é a formalização da atividade desempenhada pelos catadores. Contudo, mesmo o Brasil tendo mostrado iniciativas reconhecidas por órgãos internacionais, como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), ainda há muito a se fazer. Em 2012, apenas 18% dos municípios brasileiros possuíam coleta seletiva.
·          
         Portanto, há uma grande porta de entrada para ideias verdes que ajudem a proliferar ainda mais o conceito de reciclagem no Brasil e no mundo.
                   O que Podemos Reciclar?
Já sabemos da importância da reciclagem, agora iremos mostrar o que podemos reciclar.

Agora faça a sua parte, cuide do meio ambiente, cuide do planeta... RECICLE!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Postagens do blog com mais visualizações

CATA-ENCONTRO - EM BREVE